[SOUNDTRACK] Homem de Ferro 2

O que é um herói pra você?

Os Super-Heróis estão em alta. Basta tentar ir no cinema qualquer dia desses e ver como "Os Vingadores" estão reunindo fãs por todo o canto. Quem não gosta de um super-herói? Meninos, meninas, adultos e velhos - ninguém escapa de um dia ter tido o sonho de voar por aí, soltar raios pelos olhos ou ter uma super-força capaz de derrubar todos inimigos. Quando eu era pequeno, lembro-me de fantasiar horas pensando ser o Batman ou o Homem-Aranha, dois dos meus heróis preferidos até hoje. Quando assisti o primeiro filme do Cabeça-de-Teia, então... Procurei imediatamente por uma aranha radioativa, a qual me daria poderes como o do meu Mestre-da-Vida Peter Parker. Quando iniciei minha vida adulta, porém, meu herói preferido se tornou o Homem de Ferro, graças a uma indicação de HQ que meu amigo Vagno sugeriu. Logo me inspirei pela personalidade afiada e excêntrica que era Tony Stark. Eis que em 2007 seu filme solo estreou nos cinemas trazendo não só um dos melhores momentos dos heróis da Marvel na telona até então, como uma trilha sonora fenomenal. Seu segundo filme, quase tão ótimo quanto o primeiro, lançado em 2009, abre com uma das cenas mais incríveis dos filmes de ação. A trilha sonora da cena é tão poderosa que virou a música tema do Homem de Ferro. Afinal, é do ACDC. Segue a letra:




Shoot To Thrill
(Young)

All you women who want a man of the street
You don't know which way you wanna turn
Just keep a coming and put your hand out to me
Cause I'm the one who's gonna make you burn

I'm gonna take you down
Oh, down, down, down
So don't you fool around
I'm gonna pull it, pull it
Pull the trigger

Shoot to thrill, play to kill
Too many women with too many pills, yeah
Shoot to thrill, play to kill
I got my gun at the ready
Gonna fire at will, yeah

I'm like evil, I get under your skin
Just like a bomb that's ready to blow
Cause I'm illegal, I got everything
That all you women might need to know

I'm gonna take you down
Yeah, down, down, down
So don't you fool around
I'm gonna pull it, pull it
Pull the trigger

Shoot to thrill, play to kill
Too many women with too many pills
Shoot to thrill, play to kill
I got my gun at the ready
Gonna fire at will

Cause I shoot to thrill
And I'm ready to kill
I can't get enough, I can't get my fill
I shoot to thrill, play to kill
Yeah, pull the trigger

Pull it, pull it, pull it
Pull the trigger, oh

Shoot to thrill, play to kill
Too many women, with too many pills
I said, shoot to thrill, play to kill
I got my gun at the ready
Gonna fire at will

Cause I shoot to thrill
And I'm ready to kill
And I can't get enough
And I can't get my thrill
Cause I shoot to thrill

Play it again, yeah
Shoot you down, yeah

I'm gonna get you
To the bottom and shoot you
I'm gonna shoot you
Oh, yeah, yeah, yeah

I'm gonna shoot you down
Yeah, yeah, yeah, yeah
I'm gonna get you down
Yeah, yeah, yeah, yeah

Shoot you, shoot you
Shoot you, shoot you down
Shoot you, shoot you
Shoot you down

Oh... yeah
I'm gonna shoot to thrill
Play to kill, shoot to thrill
Oh... yeah

Vamos à andança...

O filme:


Homem de Ferro 2, apesar de continuação do primeiro filme do herói, possui uma história independente que pode ser conferida e apreciada sem a necessidade de assistir o filme anterior - embora seja recomendado à qualquer um: assista sempre que possível, pois é um filmaço. Para quem não conhece vou introduzir o personagem rapidamente. Tony Stark (Robert Downey Jr.) é, segundo suas próprias palavras: "um bilionário, playboy, filantropo e gênio" que herdou um império de seu pai: uma industria de armas global. Em um acidente com uma das próprias armas, Stark foi ferido com um fragmento de granada em seu peito, além de ter sido feito prisioneiro no mesmo incidente. A cada hora que passa, o fragmento penetra mais em seu coração, o que leva o cientista à criar uma armadura que seja ao mesmo tempo capaz de reprimir os estilhaços do seu corpo e ajuda-lo a fugir do seu cativeiro. Depois de muito suor, Stark consegue escapar e derrotar seus captores, ato que o leva a experimentar e adorar a sensação de exterminar malfeitores e salvar pessoas. Nasce assim o Homem de Ferro, também conhecido como Vingador Dourado. Em seu segundo longa, Tony Stark se vê no meio de um turbilhão de fatos com que tem que aprender a lidar: o primeiro é o fragmento em seu peito o deixando cada vez mais debilitado e com os dias contados. Depois, é preciso lidar com a fama e a pressão global causados pela arma que é o Homem de Ferro, a qual todos os países querem. Além disso, nosso herói precisa cuidar de sua amada Pepper Potts (Gwneth Paltrol) e para piorar tudo isso há um ex-soldado russo - interpretado por Mickey Rourke - que possui seus próprios meios e motivos para acabar com a vida do playboy. E ele não tem dó. Se Rourke está excelente no papel de bandido sinistro, Robert Downey Jr. está ainda melhor como o herói excêntrico e cheio de si. Assim como no maravilhoso filme "O Lutador", aqui as histórias de Downey Jr. e Stark também são parecidas. Cheios de dinheiro, ambos caíram no mundo do álcool, do qual quase não saíram, não fosse a força de vontade e ajuda dos amigos. Homem de Ferro 1 foi a grande volta de Downey Jr. aos cinemas depois do túnel negro. Se vestir a armadura do Vingador Dourado o fez retornar à luz, em seu segundo filme como o herói, Robert abraça de vez o personagem. Seja em momentos de angústia, dor ou tiradas sarcásticas costumeiras, o ator é impecável e rouba a cena para si - sempre. Downey Jr. de fato nasceu para viver Tony Stark nas telas. Tanto é que o próprio ator disse que, caso os próximos filmes mantenham a qualidade de roteiro, ele está pronto para voltar ao papel quantas vezes forem necessárias!


Soundtrack:

Homem de Ferro 2 é explosivo, enérgico, cheio de vida e inteligente. Assim também é Shoot to Thrill do ACDC, banda que gostou tanto da parceria com a franquia do herói de ferro (no primeiro filme, tocou Back in Black) que lançou até uma coletânea tematizada (foto inicial). Essa é uma canção do disco lendário da banda, "Back in Black", ou seja: pedrada semi-fatal. Sempre que escuto ACDC, - principalmente num disco remasterizado - sinto que estou num show ao vivo e a cores. Muitas cores. O poder das guitarras dos irmãos Young, bem como do resto da banda é tamanho que somos transportados pra um espetáculo mental. Ao fechar os olhos ouvindo Shoot to Thrill é possível imaginar a multidão pulsante, os efeitos de luzes e até mesmo ver Angus Young saltando pelo palco todo descontrolado como sempre. A voz de Brian Johnson ajuda, pois aqui é carregada de um eco e suas aceleradas são sempre potentes e agressivas. Não é a toa que o nome da banda seja ACDC (abreviação de Corrente Alternada/Corrente Contínua). Graças a Deus o diretor do filme Homem de Ferro, Jon Fraveau, parece sentir o mesmo ao ouvir a banda. Ele transportou esse exato sentimento para a cena de abertura de seu segundo filme com o Vingador. E a cena começa absurdamente cheia de adrenalina, com nosso herói saltando de um avião em movimento numa queda livre inspirada e cheia de acrobacias por dentre os fogos de artifício e cores. Quando aterrissa, ele cai justamente num espetáculo com dançarinas, efeitos de luzes e muita gente feliz. Tudo isso ao som vibrante da banda australiana. É pura aventura. É uma das cenas mais impactantes dos filmes de ação que já vi. Faz jus ao resto do filme e ao meu herói preferido. Há grandes chances de você, amante do Rock, passar a ter o Homem de Ferro no seu panteão de guerreiros queridos após ver essa cena ou ver o longa inteiro. Se Robert Downey Jr. e Tony Stark foram feitos um para o outro, o casamento entre ACDC e Homem de Ferro é igualmente perfeito. Ambos nos inspiram e nos insitgam. Nos provocam e nos fazem agir. Ambos nos tratam com um misto de despreocupação e bom humor escrachado. De uma forma ou de outra, ambos nos fazem pessoas melhores. E esse é, na minha opinião, o papel de um super-herói. Obrigado Tony Stark! Obrigado ACDC! ;)

Nunca ouviu?

Vista sua armadura agora. Essa é a cena maravilhosa de abertura do filme. Escute:
(Caso queira ouvir a canção completa num clipe sensacional clique aqui)

Comentários