Jardim do Questionamento

Já falei aqui uma vez sobre a "Teoria do Primeiro Álbum". Trata-se de uma idéia de que algumas bandas tiveram um pensamento comum ao lançar seu disco de estréia. Algo como: "Galera, já que é nossa chance, vamos dar tudo que temos". Ou aquele excelente ensinamento: "O não você já tem, agora é brigar pelo sim". E aqui está um dos maiores exemplos - talvez o maior - de banda que deu tudo de si no primeiro trabalho. Pearl Jam, do álbum "Ten" de 1991. Segue a letra:




Garden
(Vedder / Ament / Gossard)

She don't wander in...don't wander in here, she...
She don't wander in here...don't wander in here...

The direction of the eye, so misleading
The defection of the soul, nauseously quick
I don't question, our existence
I just question, our modern needs

She don't wander in...don't wander in here, she...
She don't wander in here...

I will walk...with my hands bound
I will walk...with my face blood
I will walk...with my shadow flag
Into your garden, garden of stone...yeah...

After all is done, and we're still alone
I won't be taken, yet I'll go...with my hands bound
I will walk...with my face blood
I will walk...with my shadow flag
Into your garden, garden of stone

I don't show...I don't share...
I don't need, yeah...What you have to give...

Oooh, I will walk...with my hands bound
I will walk...with my face blood
I will walk...with my shadow flag
Into your garden, garden...oh...

I will walk with my hands bound
I will walk into your garden, garden of stone...

I don't know...I don't care
I don't need, yeah...need to live...yeah, yeah, yeah, oh...
Uh huh huh...
Uh huh huh...

Vamos à andança...

"Ten" é uma obra-prima. Impecável. Nota 10, com louvor. Nem sou tão fã de Pearl Jam assim, mas tenho que reconhecer. Qual foi a idéia dos caras em gravar Once, Even Flow, Alive, Why Go, Black e Jeremy em sequência? Foi com total certeza: "Vamos mostrar ao mundo a que viemos..." E esse é só o 'lado A', pois da metade final retirei essa maravilha chamada Garden, pois dentre as menos conhecidas é a que mais me faz viajar. A voz de Eddie Vedder gritando com emoção borbulhante: "I'll waaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalk..." ("eu vou andar") é de arrepiar - além de ser um clamor especial aos andarilhos. Que honra para nós que Vedder tenha dado tanta ênfase emotiva ao fato de andar. Cada grito desse dele me leva pra um lugar diferente. Pra um jardim diferente. Sou grande apreciador do talento desse vocalista, tanto ao cantar como compôr, pois ele canta com maestria e exprime perfeitamente tudo o que quer passar em suas letras. Esse refrão cantado com tanta dor ressalta muito bem a poesia permeada de questionamentos, hesitação e angústia. Ele diz: "Eu vou andar com as mãos atadas. Eu vou andar com o rosto ensanguentado. Eu vou andar com o símbolo da minha sombra. Pelo seu jardim de pedra". Há quem ache as letras do Pearl Jam um tanto misteriosas e com um quê melancólico. Estão certos. Mas não há demérito nisso - ao contrário - pois é o que dá estilo à banda, assim como, por exemplo, a "revolta" é o tema que move Rage Against The Machine como ninguém. Mas não pense que o mérito dessa canção vai todo pro Vedder. Mike McCready que é um exímio guitarrista não deixa barato aqui e traz uma guitarrinha maravilhosa na medida certa pra acompanhar todo o drama na voz do cantor. A bateria de Dave Krusen é também responsável por boa parte da emoção, acelerando perfeitamente na hora do refrão e mantendo a viagem em batidas precisas nos momentos mais estáveis. É um trabalho em equipe fenomenal e prova-se também na instrumentação final, onde todos instrumentos passam a conversar enquanto Vedder capricha nas vocalizações. Gosto bastante das últimas falas que dizem: "Eu não sei... Eu não me importo... Eu não preciso..." aqui mandando um afiado agudo "i don't neeeeeed"... Excelente. Como dito acima, em 1991, o 'não' eles já tinham, e com essa obra-prima e todas as outras do Ten, eles ganharam o 'sim' para sempre ;)

Nunca ouviu?

Eu vou andar até a China se precisar, para você ouvir. Escute:

Comentários

Danusa disse…
Hum...tenho uma sugestão!Não q vc tenha pedida alguma MAAS se não for totalmente contra seus princípios bem q você poderia fazer uma sessão no seu blog falando de boas apostas do mundo do rock. Você pode brincar de profetizar um pouquinho tbem.

Um beijo!
José Volpato disse…
Lembra da postagem do melhor vocalista, lá no fórum? Eu coloquei três videos de músicas do Pearl Jam, todas do album Ten. Portanto considere sua teoria provada!