Coisas que dissemos hoje

Lendo a biografia "John Lennon - A Vida" (Phillip Norman) e fascinado com os eventos do destino que favoreceram o surgimento da beatlemania, fiquei com vontade de falar sobre um dos álbuns - e também filme - que mais marcaram essa fase cheia de jovens gritantes, músicas românticas e muita alegria. O álbum - terceiro dos Beatles - chama-se "A Hard Day's Night" cujo título do filme foi adaptado aqui pra "Os Reis do Iê Iê Iê". Aqui vai uma canção lado B desse trabalho. Segue a letra:




Things We Said Today
(Lennon/McCartney)

You say you will love me
If I have to go
You'll be thinking of me
somehow I will know
Someday when I'm lonely
wishing you weren't so far away
Then I will remember
Things we said today

You said you'll be mine, girl
'til the end of time
These days such a kind girl
seems so hard to find
Someday when we're dreaming
deep in love, not a lot to say
Then we will remember
Things we said today

Me I'm just the lucky kind
Love to hear you say that love is love
And though we may be blind
Love is here to stay and that's enough

To make you mine, girl
be the only one
loves me all the time, girl
we'll go on and on

Some day when we're dreaming
deep in love not a lot to say
Then we will remember
Things we said today

Me I'm just the lucky kind
Love to hear you say that love is love
And though we may be blind
Love is here to stay and that's enough

To make you mine, girl
believe only one
loves me all the time, girl
we'll go on and on

Some day when we're dreaming
deep in love not a lot to say
Then we will remember
Things we said today

Vamos à andança...

Essa música é um claro exemplo do que diferencia o "bom e vendável" do "profundo, mas não rentável". Things We Said Today foi uma das maravilhosas canções que Lennon e McCartney escreveram pra fazer parte do filme A Hard Day's Night, porém, dentro da safra disponível, foram escolhidas apenas as 6 canções mais comerciais, e assim essa e mais 5 músicas de igual nível (altíssimo) ficaram apenas pro LP. Essas 6 canções - literalmente o Lado B do álbum, são obras-primas, e dessa forma o álbum A Hard Day's Night tornou-se no mínimo místico pros fãs de beatles. De um lado ele trazia músicas famosas, dançantes e românticas. Do outro, vinham mais músicas românticas, e até mais profundas e emocionantes do que as anteriores, somada ao diferencial, para deleite dos beatlemaníacos, que essas eram bem menos conhecidas. A profundidade à que me referido está exemplificada nessa peosia maravilhosa de McCartney. Dê uma olhada: "Você diz que me amará, se eu tiver que partir. Você ficará pensando em mim, de algum modo eu saberei. Algum dia quando eu estiver sozinho, desejando que você não estivesse tão longe, então eu me lembrarei das coisas que nós dissemos hoje". Essa amostra da letra me faz lembrar de um antigo provérbio chinês que diz o seguinte: "Há apenas três coisas que não voltam mais. A pedra atirada. A oportunidade perdida. A palavra dita". Apesar do tom cauteloso do provérbio, ele tem o peso que eu entendo nessa letra dos Beatles, num tom mais apaixonado. As coisas que nós falamos são eternas e permanecem, mesmo que o tempo apague da memória de alguns. Principalmente quando falamos de amor, como é o caso aqui. "Você disse que será minha, menina, até o fim dos tempos. Hoje em dia, esse tipo de garota é tão difícil de achar. Um dia quando estivermos sonhando, mergulhados em amor, sem muito o que dizer, então nos lembraremos das coisas que dissemos hoje". Percebe-se a procupação com o que é dito... Cada frase é um compromisso, que ficará registrado e que não voltará atrás, como diz o provérbio chinês. Então celebre cada "ficaremos juntos até o fim" ou "vou te amar mesmo quando você tiver que partir" como uma dádiva e considere-se sortudo como Paul McCartney no refrão que tem uma virada e acelerada sensacionais: "Eu sou apenas do tipo sortudo, adoro ouvir você dizer que isso é amor. E apesar de nos fazer cegos, o amor está aqui pra ficar e isso é o bastante". Precisa dizer mais? ;)

Obs: Veja um desenho de Paul McCartney que criei inspirado por essa música ;)

Nunca ouviu?

Ouça e pense nas coisas que você disse hoje. Escute:

Comentários